Aplicação: Caminhões e Ônibus.
Público: Todos os colaboradores envolvidos na área técnica.
Duração: 40h – 5 dias.
CONTEÚDO RESUMIDO:
- Princípio de funcionamento dos eixos traseiros:
– Torque vs Rotação;
– Relação de redução (coroa & pinhão, eixos traseiros com dupla velocidade);
– Diferencial (comportamento em curvas, patinação, bloqueio do diferencial);
– Características & Curiosidades;
- Literatura técnica de oficina;
- Critérios de avaliação do eixo traseiro;
- Análise de peças e principais causas de falhas (tranco, falta de lubrificação, fadiga…);
- Desmontagem e montagem do eixo traseiro;
- Tolerância dimensional (medidas/ajustes/regulagens…):
– Profundidade do pinhão;
– Pré-carga dos rolamentos do pinhão e rolamentos laterais da coroa com caixa de satélites;
– Folga entre dentes da coroa e pinhão;
– Excentricidade e perpendicularidade da coroa;
– Marca de contato entre dentes, etc;
- Manutenção preventiva dos eixos traseiros;
- Lubrificação (lubrificantes, limpeza do respiro, retentores e juntas);
- Cubo de Roda (desmontagem, montagem e regulagem);
- Procedimentos e utilização de ferramentas especiais;
- Testes do eixo traseiro;
- Avaliação teórica.
Investimento: R$1.597,20 /aluno
Contatos:
E-mail: treinamento@minasmaquinas.com.br | Telefone: (31) 3369-1817